terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Bases Simples do Origami

Muitos modelos de origami são criados a partir de bases. Elas são formas simples que montam o ‘esqueleto’ dos modelos e geralmente são perceptíveis no modelo finalizado.

Modelos intermediários ou mais complexos nem sempre usam bases conhecidas. A tendência dos últimos anos é criar peças cada vez mais diferentes, com estruturas originais, usando caminhos incomuns.

Existem muitas bases tradicionais japonesas e algumas derivadas delas. Outras são específicas de um ou outro origamista, que as criou ou que as usa com mais freqüência.

Veja algumas bases simples e o que se pode fazer com elas:




Base Pipa - Kite Base. É a mais simples. Modelos com temas de animais ou temas infantis e que o público leigo consegue fazer facilmente usam essa base. Caras de gato, cachorro, coelho, o Saci-Pererê...

Cisne, do vietnamita Hoang Tien Quyet, começa por uma base pipa. Diagramas no Tanteidan Convention Book n.º 14.


Base Bomba d'Água - Waterbomb Base. Também fácil para iniciantes, usada em modelos tradicionais.

Base Quadrado ou Base Preliminar - Square Base, Preliminary Base. A mais comum de todas e a partir dela chega-se a Base Ave.

Base Peixe - Fish Base. É simples e não parece ser tão usada em modelos atuais.

O Hipocampus, de Roman Diaz tem essa base. Dobrado e fotografado por Phillip West.


Base Ave - Bird Base. A mais utilizada de todos os tempos e que ainda é bem utilizada em modelos mais atuais. Com ela faz-se o tsuru (grou ou cegonha), a peça símbolo do Origami (tradicional japonês). Por isso do nome 'ave'. Suas quatro abas e o triângulo central permitem muitas possibilidades.Vajrapani, de Hojyo Takashi começa com uma Base Ave. Diagramas no Tanteidan Convention Book n.º 11.

13 comentários:

  1. Vc saberia me dizer se tem o diagrama do Hipocampus em algum Origami Tanteidan Convention????

    ResponderExcluir
  2. Este cisne e lindo....Teria como vc me enviar o diagrama dele...meu email ayko34@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Que blog maravilhoso! Vou linkar no meu!

    ResponderExcluir
  4. este cisne é perfeito.se voce pudesse me enviar o diagrama dele,seria um presente maravilhoso que eu estaria recebendo de ti.
    e-mail dan-poeta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Também adorei o cisne!
    Não sei se vai ver o comentário, mas meu e-mail é tulicloure12@yahoo.com.br
    Se puder me enviar ficaria muito grato!

    ResponderExcluir
  6. Tambem gostaria de receber o diagrama dos origamis da pagina, hectorficaike@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. el cisne es incrible!!! pueden pasarme el diagrma. Brigado
    stte
    osvaldo diaz
    http://pasionorigami.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. adorei o cisne pode me passar o diagrama dele...agradeço..
    meu e-mail
    maritsacarla1@gmail.com....
    obrigada...

    ResponderExcluir
  9. quem fes iso e um deus dos origamis eu adorei

    ResponderExcluir
  10. Um trabalho extremamente incrivel.Seria possivel me enviar o diagrama do cisne, meu email é beca_tuco@yahoo.com.br.
    Desde já agradeço muito.

    ResponderExcluir
  11. ola, meu nome e claudio eu tenho 15 anos e sou loucos por origamis, ja faz 6 anos que eu comecei a fazer, eu queria virar um profissional mas eu so consegui criar animais e pra mim virar um profissional eu tenho que fazer esses origamis lindos de cima, se for possivel me enviar alguns diagrama, esse e meu email claudio-gatuxo@hotmail.com..........
    se for possivel ogrigado.

    ResponderExcluir
  12. Sobre as diagramas hippocampos e esse homem aí as diagramas tem no blog espanhol PASION AL ORIGAMI.

    ResponderExcluir
  13. Sobre as diagramas hippocampos e esse homem aí as diagramas tem no blog espanhol PASION AL ORIGAMI.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...