Bases Simples do Origami

Muitos modelos de origami são criados a partir de bases. Elas são formas simples que montam o ‘esqueleto’ dos modelos e geralmente são perceptíveis no modelo finalizado.

Modelos intermediários ou mais complexos nem sempre usam bases conhecidas. A tendência dos últimos anos é criar peças cada vez mais diferentes, com estruturas originais, usando caminhos incomuns.

Existem muitas bases tradicionais japonesas e algumas derivadas delas. Outras são específicas de um ou outro origamista, que as criou ou que as usa com mais freqüência.

Veja algumas bases simples e o que se pode fazer com elas:




Base Pipa - Kite Base. É a mais simples. Modelos com temas de animais ou temas infantis e que o público leigo consegue fazer facilmente usam essa base. Caras de gato, cachorro, coelho, o Saci-Pererê...

Cisne, do vietnamita Hoang Tien Quyet, começa por uma base pipa. Diagramas no Tanteidan Convention Book n.º 14.


Base Bomba d'Água - Waterbomb Base. Também fácil para iniciantes, usada em modelos tradicionais.

Base Quadrado ou Base Preliminar - Square Base, Preliminary Base. A mais comum de todas e a partir dela chega-se a Base Ave.

Base Peixe - Fish Base. É simples e não parece ser tão usada em modelos atuais.

O Hipocampus, de Roman Diaz tem essa base. Dobrado e fotografado por Phillip West.


Base Ave - Bird Base. A mais utilizada de todos os tempos e que ainda é bem utilizada em modelos mais atuais. Com ela faz-se o tsuru (grou ou cegonha), a peça símbolo do Origami (tradicional japonês). Por isso do nome 'ave'. Suas quatro abas e o triângulo central permitem muitas possibilidades.Vajrapani, de Hojyo Takashi começa com uma Base Ave. Diagramas no Tanteidan Convention Book n.º 11.

Marcadores: , , , , , , , , ,