Coelho, de Hsi Hua Liu - A partir do CP Passo a Passo

Coelho CP Hsi Hua Liu Hsi Hua Liu é um origamista taiwanense que se destaca por criar modelos muito versáteis, tridimensionais e com grande originalidade. Este coelho é um modelo bem simples se comparado com os outros trabalhos desse artista.

Veja mais sobre o trabalho de Hsi Hua Liu no flickr dele ou no site http://flash88.myweb.hinet.net/.

O Gnomo, último CP passo a passo que postei, era um pouco complicado para iniciantes. Esse é muito mais simples de colapsar, ideal para quem não está acostumado a manipular CPs.

Nota: Esse tutorial é baseado nas instruções da equipe do Origami Weekly, um blog que traz toda semana um CP ou diagrama não publicado de algum modelo conhecido.

Dicas:

1. Quadricule o papel em boxpleat de 8 x 8 como nas grades do CP acima. Como? Para dividir em 8 partes fatore 8 = 2 x 2 x 2. Então divida o papel ao meio juntando a borda superior com a inferior; dobre novamente ao meio cada metade resultante; e dobre novamente ao meio cada quarto resultante. Gire o papel 90º e repita tudo. Pronto.

2. Agora imagine o papel como um plano cartesiano. Cada cruzamento entre dobras perpendiculares é um ponto nesse sistema. Assim, o cruzamento da terceira dobra vertical com a quinta dobra horizontal será o ponto (3,5). Tente entender isso. Dessa forma, será possível dobrar o CP direto no papel sem desenhar ou imprimir antes. Observe em que ponto (x,y) a dobra começa e em que ponto ela termina. Nem sempre os pontos estarão exatamente nos cruzamentos, algumas vezes você precisará de outras referências. Com o tempo você aprende a deduzí-las.

3. Comece dobrando as linhas que começam e terminam em pontos conhecidos. As outras linhas "aparecerão" depois. Vá "encaixando" dobra por dobra, lembrando que este CP é simétrico, isto é, tem dois lados iguais. Tudo que fizer em um lado terá de fazer no outro.

4. Na finalização tome cuidado com um "closed sink" que existe na lateral da cabeça. Se o papel não for resistente ou se for muito pequeno não será possível fazer esse sink.

5. O destaque desse modelo é a modelagem tridimensional que ele permite. Use a imaginação e dê vida ao coelho.

Mais no meu flickr. Dúvidas? Comente.

Marcadores: , , , ,