JOAS e a Origami Tanteidan Magazine

A JOAS – Japan Origami Academic Society (Nihon Origami Gakkai, em japonês) – é a organização mais influente sobre origami na atualidade. Além de realizar anualmente a Tanteidan Origami Convention – a mais importante convenção de origamistas do mundo – também é responsável pela publicação da Origami Tanteidan Magazine – revista bimestral sobre origami mais popular do mundo.

O nome Tanteidan em japonês significa ‘detetives’.

A proposta desta sociedade é, em suma, promover estudos acerca do origami, difundir essa cultura, tanto no Japão como na comunidade internacional. Origamistas famosos do mundo todo se deslocam ao Japão para participar da Origami Tanteidan Convention. Outros membros do clube enviam seus modelos para exibição ou diagramas para o livro da convenção – que costuma ser o livro mais comentado do ano.

origami tanteidan magazineA Origami Tanteidan Magazine, que é escrita em japonês com partes e títulos traduzidos para o inglês, traz nas suas seções: Diagramas (kusudamas na primeira parte e origami mais tradicional no meio da revista), artigos sobre história do origami, matemática geométrica, métodos e novas pesquisas, entrevistas, divulgação de eventos, o ‘Crease Pattern Challenge’ e ilustrações coloridas. Pode ser adquirida por estrangeiros. A assinatura de 6 publicações (1 ano) fica por US$ 50, incluídas taxas de entrega para qualquer lugar do mundo. Contudo, a forma de pagamento é bem limitada: apenas por meio de uma IPMO – ‘International Postal Money Order’ – que pode ser paga com um Vale Postal Internacional dos Correios. Para o Japão, os Correios mandam o dinheiro em Euro, então é preciso fazer a conversão antes. Para mais informações, entre em contato com a JOAS no site abaixo. Conheço poucos brasileiros que assinaram a revista. (Talvez por isso haja tanta “pirataria”: quase todas as edições foram escaneadas e estão disponíveis para download na rede...)

Origami Tanteidan Convention BookO Origami Tanteidan Convention Book reúne diagramas do que houve de melhor na convenção.

Tornando-se membro você pode receber a revista, o livro, ter acesso a biblioteca da JOAS, enviar diagramas para publicação na revista e no livro, participar como expositor na convenção, votar nas reuniões, etc. É também possível participar da Convenção: como convidado especial da fundação que o atual presidente da sociedade mantém, o Issei Yoshino Fund; ou sendo convidado por algum outro membro sênior da JOAS.

Site: http://www.origami.gr.jp/index-e.html (versão em inglês)

Marcadores: , , ,