O que é um Crease Pattern?

Imagine que depois de dobrar uma peça de origami você resolva desdobrar tudo para ver como ficou o papel. As marcas que você vai ver formam o CP.

CP é a abreviatura e Crease Pattern, do inglês, significa "Padrão de Dobras" ou "Padrão de Vincos". É, literalmente, o DNA de um modelo de origami. Se dois modelos têm o mesmo CP, então são o MESMO modelo. Se tem muitas marcas em comum, podem ter sido feitos a partir da mesma base, ou serem versões de um mesmo modelo.

Alguns CPs já vêm com as indicações vale e montanha, contudo grande maioria não tem essa informação - que deve ser deduzida.

Um origamista mais experiente pode deduzir a partir da visualização do CP o que vai sair dali... Num canto do quadrado está uma pata, no centro mais à esquerda, uma asa... mas leva um certo tempo para desenvolver essa capacidade. E leva mais tempo ainda para aprender a dobrá-los, ou "colapsá-los" como dizem por ai.

Grosso modo, existem dois tipos principais de CPs: o com boxpleating e o de 22,5º. (ãh?)

Eu explico. O Boxpleating é uma técnica muito usada que consiste em quadricular o papel antes de dobrar, ou quadricular algumas partes do papel. Isso facilita a execução do modelo.


Este é o CP do Stag Beetle, de Robert Lang. À esquerda, algumas referências e à direita as dobras. O boxpleating é de 60x60, totalizando 3.600 quadrados! Nem todos são necessários, naturalmente.

Os CPs de com ângulos de 22,5º são mais comuns e como o nome sugere possuem formas geométricas que têm essa abertura no encontro de duas arestas.



Esse é o CP do Esquilo de Jon Tucker. Observe o ângulo de 90º dividido em 4 segmentos de 22,5º.


É claro que existem muitos outros tipos de CPs... muitos são mistos, outros possuem ângulos irregulares ou são muito complexos.


Esse complexo CP é do Escorpião HP, uma das últimas criações de Robert Lang. Um exemplo raro de hexpleating (quadriculados com diagonais) e algumas formas de 22,5º.

Definitivamente, não existe nenhuma fórmula pronta para dobrar modelos a partir de CPs. Existe uma meia dúzia de dicas, é claro. Uma coisa é certa: é muito mais fácil para um origamista publicar um CP do que publicar diagramas... Não é a toa que os modelos mais interessantes do mundo do origami não possuem diagramas, ou a previsão de diagramação é lá pra 2016...

Bem, seguem algumas dicas. No site de Eric Madrigal, El Código d'CP, dá para aprender um monte de coisa. Todavia, algumas coisas só se aprende fazendo, tentando e errando até ficar assim, mais ou menos...

É isso por enquanto. Vou postanto mais dicas com o tempo. Essas são as essenciais.

Marcadores: , , , , , , , , ,