Black Mage de Final Fantasy, CP com Dicas

Esse é um dos últimos trabalhos do vietnamita Trần Trung Hiếu (pseudônimo Adams Chen), criado em dezembro de 2008. É um modelo complexo e exige muita paciência para colapsar. Eu levei duas horas.

Marquei os pontos mais importantes no CP que está disponível no flickr dele. O CP é simétrico e boxpleated de 40 x 40.

Dicas:

1. Para dividir o papel em 40 partes, fatore 40 = 2 x 2 x 2 x 5. Comece pelo maiores primos, lembra? Então, com o lado branco (ou o lado claro) para cima divida o papel em 5 partes. Para isso, usei o ReferenceFinder e encontrei instruções para determinar o ponto (1/5, 1):
Em seguida, dobre (como vale) uma reta perpendicular à borda superior (que começa no tal ponto). O retângulo menor recém formado é 1/5 do papel. O restante você divide em quatro partes (dobrando no meio e no meio de novo) formando assim 5 partes iguas, 5 quintos. Agora siga a ordem da fatoração, divindo (com dobra de vale) os quintos ao meio formando dez décimos; os décimos ao meio formando vinte vinte avos; os vinte avos ao meio (agora sim com montanha) formando quarenta quarenta avos. Vire o papel e confira se as dobras mais próximas das bordas são montanhas. Vire 90º e comece de novo... (eu falei, paciência).

2. Marque os pontos como eu marquei e vá ligando-os com dobras de montanha (que vão mudar depois, não tem jeito). Imaginando o papel como um plano cartesiano e que o lado do quadrado vale 40, aqui seguem as coordenadas dos pontos:

A(4,4) - B(8,0) - C(7,15) - D(10,18) - E(13,15) - F(10,12) - G(20,12) - H(13,19) - I(17,23) - J(14,26) - K(17,29) - L(11,33) - M(13,35) - N(15,33) - O(13,31) - P(20,32) - Q(17,37) - R(0,32).

Observe que estes pontos têm seu correspondente simétrico. Sendo o ponto A'(x',y') o simétrico de A(x,y), os valores de y'=y (os mesmos) e os de x'=40-x. Exemplo: A'(4,40-4) ou seja, o ponto A'(4,36), o ponto B'(8,40), o ponto C'(7,25) e assim por diante...

3. Colapse o CP observando a posição dos pontos no modelo já tridimensional. Entre os pontos N, Q e P há uma aba que deve ser colocada embaixo da aba vizinha, sem dobrar ao meio o triângulo retângulo cujo um dos vértices é o ponto N.

4. Observe bem a conformação espacial das abas que formam o saiote, a armadura, a "gola" da armadura, o rosto e o cabelo.

5. Faça uma inversão de cor com a abinha cujo vértice é o ponto (0,0) "virando" ela para trás é "encapando" o pé formando a bota.

6. Procure se certificar de que a base está correta e comece a finalização.

7. Confira aqui o modelo original dobrado por Hieu e veja como fazer a finalização do modelo.

8. Você pode também "criar" um cetro e uma capa a partir de pedaços de papel.








A peça abaixo foi o meu resultado, bem razoável para a segunda tentativa (e primeira com finalização).

Marcadores: , , ,